Ecocardiograma sob estresse farmacológico com Dobutamina / Atropina
O Ecocardiograma sob estresse farmacológico é um ultrassom do coração associado ao uso de medicações (Dobutamina e Atropina) que possibilita visualizar a contração do coração em repouso e na frequência cardíaca máxima ou submáxima atingida pelo paciente.
Essas medicações estimulam a contração cardíaca simulando uma situação de esforço físico como ocorre no exame de esteira, por exemplo. São administradas na veia em doses fracionadas e progressivas, para que o médico consiga ver a diferença da contração do coração do indivíduo quando ele está sem medicação em repouso e quando ele está em esforço máximo ou submáximo.
Como é feito?
O exame é realizado com o paciente deitado na posição lateral esquerda, monitorado por eletrocardiograma e aparelho de aferir pressão arterial, além de acesso venoso periférico, por onde serão infundidas as medicações.
É um procedimento médico seguro que normalmente não causa complicações. Ao final do exame, a frequência cardíaca é retornada ao valor normal com uso do metoprolol.
Principais indicações:
Em casos de suspeita de obstrução das artérias coronárias, responsáveis pela irrigação do músculo do coração (doença arterial coronária).
Para avaliação de pacientes submetidos à cirurgia de revascularização miocárdica (ponte de safena ou mamária) ou angioplastia coronária com colocação de stent.
